Denuncia Macaé
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ministério Público investiga Mactran

Ir para baixo

Ministério Público investiga Mactran Empty Ministério Público investiga Mactran

Mensagem  Admin Sex Out 09, 2009 3:51 pm

28/09/2009

Autarquia de trânsito em Macaé é investigada por irregularidades na contratação de associação para cuidar do estacionamento rotativo. Também são apurados os pagamentos indevidos de horas-extras

Ministério Público investiga Mactran Bab5f61d9a362bec358a9d77916f127c

Há cerca de dois meses o Expresso fez uma matéria do estacionamento rotativo em Macaé. Ouvimos os representantes tanto da empresa que explora o rotativo, Associação dos Guardadores Autônomos de Automóveis do Município de Macaé, quanto a Autarquia Macaé Trânsito e Transportes (Mactran). Em pauta estava o questionamento da população sobre o valor pago de estacionamento e o destino final dessa verba. Após a notícia, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, do Núcleo Macaé, instaurou o procedimento nº159/2009 no dia 15 de setembro, a fim de apurar algumas possíveis irregularidades.

Consta no objeto de investigação do MP apurar a existência de possíveis irregularidades na contratação de caráter emergencial, para a prestação do serviço referente ao sistema de estacionamento rotativo, no âmbito municipal, a qual teria beneficiado determinada associação e alguns servidores. Em paralelo, o MP investiga o pagamento mensal de mais de 60 horas extras para determinados servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana, (Secretário de Mobilidade Urbana Jorjão, Dr.Marins, José Mário e Elcio Pontes, citado no documento como "Élcio Batatinha"), sem que estes efetivamente as exerçam, tendo sido inclusive noticiado que estes sequer cumprem a jornada semana normal.

Serão investigados Jorjão, o Secretário Mobilidade Urbana, Dr.Marins, José Mario e Élcio, inclusive a Prefeitura Municipal de Macaé. O MP questiona a contratação emergencial para prestação de serviço em beneficio da associação. Entrevistamos a secretária da associação, Suely Pimentel, que na época nos informou que a própria Mactran havia feito um convite à associação para explorar o estacionamento. Não existiu um processo seletivo, como normalmente é feito para serviços públicos. Em Maio deste ano o "Macaé Rotativo" foi retomado por conta desse convênio entre a Mactran e a Associação.

Em discussão também o pagamento indevido de horas extras efetivamente não trabalhadas, caracterizando favorecimento pessoal, violação ao princípio da impessoalidade, prejuízo ao erário (Tesouro Público), enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. É público que os secretários não cumprem carga horária, ou seja, receber um pagamento de hora extra sem cumprir horário regulamentar é irregular e indevido, e na contabilidade dessas horas extras isso fica implícito.

Resposta Mactran

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran informou, através da assessoria de comunicação, que todos os processos referentes a estes dois órgãos são conduzidos pela Procuradoria Geral do Município de Macaé.

Estacionamento

O Expresso mostrou a divisão da verba arrecadada pelas partes envolvidas. A empresa que explora o estacionamento fica com 50% da arrecadação por cada tíquete vendido. Já a Mactran fica com 25%, e os colaboradores com os outros 25%. Segundo a Mactran, a verba é destinada para recursos no trânsito e parte vai para instituições sociais. A associação que explora o estacionamento informou que 10% vão para ações sociais, e os outros 40% para materiais de apoio e uniformes dos operadores. No entanto, não ficou revelado quais são as entidades beneficiadas com este dinheiro e nem tampouco quais critérios são usados para escolher os beneficiados.

FONTE: Jornal Expresso Regional

Admin
Admin

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/10/2009

https://denunciamacae.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos