Denuncia Macaé
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cobrança do rotativo levanta polêmica em Macaé

Ir para baixo

Cobrança do rotativo levanta polêmica em Macaé Empty Cobrança do rotativo levanta polêmica em Macaé

Mensagem  Admin Sex Out 09, 2009 4:12 pm

Há cerca de dois meses o Macaé Rotativo foi retomado por conta de um convênio entre a Autarquia Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) e a Associação dos Guardadores Autônomos de Automóveis do Município de Macaé. Mas a população não está nem um pouco feliz com a cobrança e com o "mistério" a respeito do dinheiro arrecadado.

Cobrança do rotativo levanta polêmica em Macaé 26c2ee4448dde2086c66fff69b483b8b

Motivo de muita polêmica e reclamações em Macaé, o estacionamento rotativo das ruas do Centro da Cidade nunca foi bem visto pelos usuários. Além da cobrança de uma taxa de R$ 1,50 pelo período de duas horas, existem reclamações a respeito da falta de segurança e de garantias às pessoas que estacionam no centro. Também existem dúvidas sobre o destino e a aplicação deste valor pago pelos motoristas. Afinal, para onde vai este dinheiro?

Há cerca de dois meses o Macaé Rotativo foi retomado por conta de um convênio entre a Autarquia Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) e a Associação dos Guardadores Autônomos de Automóveis do Município de Macaé. A parceria concedeu a administração do rotativo para a associação, que por sua vez fiscaliza todo o estacionamento em vias públicas.

A Associação foi fundada em 2005 e participa desde a fundação de eventos na cidade que precise organizar o estacionamento. Hoje está voltada para o trânsito, devido à parceria com a Mactran que teve início em maio de 2009. Para o trabalho existe um total de 80 associados, que são divididos entre operadores de estacionamento, equipe interna da associação e administração.
Segundo a secretária da associação, Suely Pimentel, os associados são todos de Macaé. "É uma maneira de a associação promover os trabalhadores autônomos da cidade", informou Suely. Esses guardadores cumprem regime de trabalho das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados das 08h às 13h. Não tem vínculo empregatício nem com a associação nem com a Mactran. Todos são maiores de 18 anos, e não tem limite máximo de idade. Os operadores recebem 25% do valor do tíquete, vendido a R$1,50 (preço fixo equivalente a 2 horas de estacionamento), que pode ser retirado diária ou mensalmente. No entanto, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mesmo trabalhando por comissão, estes associados deveriam, receber salário fixo, de no mínimo, um salário mínimo, INSS e Fundo de Garantia."O trabalho é cansativo às vezes. Mas preciso de dinheiro para sustentar minhas crianças. Ficar aqui o dia todo não é fácil. Se tivéssemos salário seria bem melhor. Estava desempregado e esse emprego caiu do céu", conta um dos operadores que não quis se identificar.

Para esclarecer as dúvidas dos usuários, a reportagem do Expresso Regional foi conversar com advogado Marins de Oliveira Júnior, que responde pelo Departamento Jurídico da Mactran. Segundo ele, principal o objetivo do rotativo não é a arrecadação de dinheiro e sim oferecer um rodízio no estacionamento de Macaé. "As via públicas são para tráfego de veículos, e por lei, todo município tem por direito instituir esse sistema rotativo", explicou Marins.

Ainda segundo Marins o talonário tem validade pelo período, independente da troca de local do estacionamento. "Se o condutor estacionar às 12 horas em determinado local e sair antes do término do período, ele poderá parar em outro ponto da cidade sem precisar trocar o tíquete. O que importa é o tempo. Sendo que o limite máximo é de 4 horas, se o condutor efetuar o pagamento para prorrogar", enfatizou. Marins disse ainda que Macaé tem a menor tarifa de rotativo do estado.



Muitas dúvidas a respeito do dinheiro arrecadado com os tickets

Dos valores arrecadados, 25% são pagos na compra do talonário a Mactran. Marins informou que a associação precisa saldar esse valor no ato da compra. "Recebemos líquido 25% no ato da retirada dos talões. Esse é o único compromisso que temos com a associação. Repassar os talões mediante pagamento", explicou. Desses 25%, ele disse que 15% são incluídos no total investido no trânsito. "Esses 15% arrecadados são voltados para o trânsito, em engenharia, sinalização, melhoras nas vias públicas e qualquer outra necessidade, porém, sempre com o foco no trânsito", falou Marins. Do restante, 10% são destinados a instituições sociais, devidamente cadastradas na Secretaria de Assistência Social. Ele comenta que o valor é dividido igualmente entre as instituições, num sistema rotativo para recebimento, e o repasse é anual.

No entanto, uma dúvida persiste: de 25% são repassados à Mactran e 25% para os trabalhadores, os outros 50% vão para onde? Marcos Johnson, Diretor de Patrimônio da Associação, disse que atualmente 10% são direcionados para ações sociais e os outros 40% vão para materiais de apoio e uniformes dos operadores. Ele informou também que o trabalho está em fase de adaptação, por isso o gasto tem sido maior que o estimado. Inclusive, segundo Marcos, a troca de placas de sinalização vertical e pintura das vias públicas também são tarefas da Associação, que tem por objetivo aumentar a arrecadação ao associado assim que terminar a tarefa. Porém a assessoria de comunicação da Mactran informou que a responsabilidade com as placas de sinalização vertical e pintura das vias públicas é da própria Mactran.

No entanto, algumas dúvidas continuam sem resposta: afinal, quanto dinheiro movimenta o faturamento dos estacionamentos? Quais são as instituições beneficiadas com o repasse desta verba? Qual é o critério de escolha das instituições beneficiadas? Os associados recebem algum tipo de benefício trabalhista por seu duro regime de trabalho? onde os usuários, que pagam pelo estacionamento, podem acessar a prestação de contas deste dinheiro?

FONTE: Jornal Expresso Regional

Admin
Admin

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/10/2009

https://denunciamacae.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos